Como todos os castelos, é um espaço mítico que deixa as crianças a fantasiar sobre tempos passados e permite muitas brincadeiras de faz-de-conta.
Os nossos Piratas gostam especialmente de percorrer os 388 metros do caminho de ronda e de espreitar/subir a todas as torres da muralha (para eles são os quartos onde os cavaleiros dormiam...). Divertem-se também muito no "labirinto" que são os caminhos do jardim interior do Castelo, obra recente, mas muito bem enquadrada (pena os canais de água e a fonte estarem sempre secos).
O Aljibe (grande cisterna de planta retangular que abastecia de água parte significativa da cidade até aos anos 90) é também um ponto de atração e de muitas brincadeiras para os pequenos (Eco! Eco!).
À entrada do Castelo encontra-se uma enorme estátua em bronze de D. Sancho I (monarca que em 1189 conquistou pela primeira vez, com o auxílio dos Cruzados, a cidade de Xelb aos árabes)... a espada é fantástica e os piratas querem sempre tirar uma foto ao pé dela.
Gosto mesmo muito de fazer estes passeios com eles: são momentos muito bem passados e, entre brincadeiras, os pequenos vão aprendendo um pouco da história e do património da sua terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário